1)(FESP-adaptada) Os laços de vassalagem no período medieval envolviam direitos e obrigações entre as quais se destaca:
a) A prestação de serviços pessoais a qualquer suserano do rei.
(Essa atividade era dos servos)
b) A hereditariedade por linha masculina quanto às terras do suserano.
(Não tem nada haver com vassalagem)c) A organização da produção dos cereais em todas as terras do rei.
(Quem fazia a organização da produção de cereais eram os servos)d) A prestação de serviço militar nas necessidades do suserano. (Esse era o laço de vassalagem)
e) O sustento financeiro das expedições militares de todo o reino.
(Não era de todo o reino, só do suserano)
2) (Fuvest 98) "Assim, pois, a cidade de Deus que é tomada como una, na realidade tripla. Alguns rezam, outros lutam, outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas. Os serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos das outras duas e cada uma por sua vez presta apoio às demais ". O trecho anterior, escrito em 998 d.C., representa:
a) um ataque à representação do Deus uno, defendida pelos monofisistas.
(Não é um ataque e sim uma explicação de como era a sociedade)b) uma justificativa funcional das diferenças sociais no mundo medieval. (O texto justifica que nesse período se o homem nasce pobre é porque Deus quis e assim ele vai permanecer pelo resto de sua vida: pobre, então esta alternativa é a correta)
c) um retorno às concepções de Santo Agostinho, que opunha à cidade de Deus a cidade dos homens.
(Essa altenativa não tem haver com a questão)
d) uma descrição da estrutura social de Roma, sede do papado e considerada a cidade de Deus.
(Esse quesito esta relacionada ao Império Bizantino e não sobre Roma)e) uma crítica à desigualdade entre os homens, pois estes são considerados iguais perante Deus.
(É uma justificativa da desigualdade entre os homens, e estes não são considerados iguais perante a Deus naquela época)3) (Uel 96) A religião muçulmana, que contribuiu para unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual ao longo de sua expansão,
a) inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se numa assembléia proporcional.
(Não existia essa assembléia proporcional)b) pregava o politeísmo na medida em que reconhecia a adoração de vários deuses.
(Eles adoraravam um único Deus chamado de ALÁ)c) retirava a sua orientação dos textos considerados sagrados, contidos no Corão. (O Corão ou Alcorão é o livro sagrado dos mulçumanos cujo foi escrito por Maomé, e contém revelações do Anjo Gabriel)d) reconhecia em Maomé o único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
(O único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas era ALÁ)e) tinha, como seu mais importante centro espiritual, a cidade de Bagdá.
(O seu mais importante centro espiritual ficava na cidade de MECA)
4) (Fgv 2000) O surgimento do Islamismo permitiu à Arábia:
a) unificar apenas religiosamente a região, permanecendo, portanto, os interesses comerciais dos diversos Califados em conflito.
(Não unificou só religiosamente, e sobre os Califados não foi nessa época)
b) a autonomia dos diversos Califados e, portanto, a difusão e fortalecimento de seus interesses comerciais e religiosos.
(Nessa época houve a unificação)
c) consolidar uma unidade política e religiosa, fortalecendo-a e possibilitando a expansão de seu Império. (Foi isso que Maomé fez, centralizando a expansão do seu Império)d) o fortalecimento e a propagação da primeira religião politeísta moderna;
(A religião era monoteíta)
e) centralizar os diversos Califados e, portanto, a expansão do politeísmo por todo o Mediterrâneo.
(Houve a centralização, mas com o islanismo acabou o politeísmo e começou o monoteísmo)
5) (Uece 99) Na origem do chamado "cisma do Oriente", pode-se assinalar, entre outras coisas:
a) as desavenças entre os membros da hierarquia católica e o Imperador bizantino diziam respeito à cobrança das indulgências e à corrupção dos bispos.
(Errada, pois o Imperador ajudava a Igreja)b) significou o aparecimento de inúmeras seitas "reformadas", que se desligaram da Igreja romana.
(Essas seitas não se desligaram da Igreja)c) no Império Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador e promoviam um excessivo culto aos ídolos e às imagens.
(Eles condenam o uso de imagens)d) em Bizâncio, ao contrário do cristianismo ocidental, as imagens e os ídolos dos santos não eram objetos de adoração e culto. (Eles eram contra a adoração de imagens e ídolos dos santos, completamnete diferente do cristianismo que adora imagens)
e) O Patriarca de Constantinopla não concordava com a interferência do Imperador nos assuntos da Igreja.
(Quem comandava Constantinopla tinha o poder político e da Igreja. Ou seja não existia essa diferença que n alternativa é citada)6) (UFRRJ) A primeira constituição do Império no Brasil, outorgada por D. Pedro I, representava a reação absolutista e a tomada do poder pelo partido português. Representava, ainda, a vitória do Executivo sobre o Legislativo, do Império sobre a aristocracia fundiária. São características da Constituição de 1824:
a) voto censitário, câmara eleita, senado vitalício, parte da Declaração dos Direitos do Homem, quatro poderes. (Correta, no voto censitário: D. Pedro nomeava o senador, e este ficava até o final de sua vida no poder. Câmara eleita: era formada pelos deputados, cujos eram eleitos por uma eleição de dois níveis, eleitor de paróquia e eleitor de província., ocorreu parte da Declaração dos Direitos do Homem, e os quqtro poderes: Executivo, Judiciário, Legislativo e Moderador.)
b) voto censitário, câmara eleita, manutenção da escravidão, senado vitalício, três poderes.
(Não tinha a manutenção da escravidão, e eram quatro poderes)
c) voto universal masculino, senado vitalício, monarquia hereditária, três poderes.
(O voto é censitário, não tinha a monarquia hereditária e eram quatro poderes)d) voto censitário, monarquia hereditária, câmara e senado vitalícios, quatro poderes.
(Não tinha monarquia hereditária, era só o senado que era vitalício)
e) voto censitário, câmara eleita, senado vitalício, parte da Declaração dos Direitos do Homem, três poderes.
(Errada pois era quatro poderes)7) (UFMG) O período compreendido entre a abdicação de Dom Pedro I e o Golpe da Maioridade propiciou.
a) O fortalecimento do exército, que adquire, a partir de então, preponderante papel político.
(Ele não fortaleceu , pelo contrário, foi criada a guarda Nacional)
b) O acirramento das posições relativas ao centralismo e descentralismo político-administrativo. (Correta, propiciou desputas entre o centralismo e descentralismo)
c) A participação efetiva da Igreja nas questões relativas ao sistema escravocrata.
(A igreja não participava das questões relativas ao sistema escravocrata)
d) A conciliação, a nível político, dos partidos Liberal e Conservador.
Não existiu a conciliação dos partidos Conservador e Liberal a nível político.e) A formação dos primeiros núcleos de propaganda do Partido Republicano.
Não tinha o partido Republicano.
8) (FATEC-SP) O Ato Adicional de 1834 foi concebido como um instrumento conciliador e como fator de equilíbrio entre as principais forças políticas da época. Na ocasião foram votadas algumas modificações à constituição de 1824, com exceção de:
a) a transformação da Regência Trina em Regência Una.
b) a abolição do Conselho de Estado, principal órgão de assessoria do imperador.
c) o fim da vitaliciedade do Senado. (A vitaliciedade do Senado foi preservado)
d) a transformação da cidade do Rio de Janeiro em município neutro.
e) o fim dos conselhos de províncias, que cederiam lugar às assembléias legislativas.
9) (CESGRANRIO) Aqueles que desencadearam a Guerra dos Farrapos fizeram saber, a todo o Império, que: "... esses males, nós os temos suportado em comum com as outras províncias da União Brasileira (...). Para que lançássemos mão das armas foi preciso a concorrência de outras causas (...) que nos dizem respeito (...) e que nos trouxeram íntima convicção da impossibilidade de avançarmos na carreira da civilização e prosperidade sujeitos a um Governo que há formado o projeto iníquio de nos submeter à mais abjeta escravidão..." O trecho do Manifesto Farroupilha de 1838 referia-se.
a) Aos anseios autonomistas das províncias e aos interesses dos estancieiros charqueadores gaúchos em alterar a política tarifária do Império. (Correta)b) Aos anseios autonomistas das províncias e à determinação de eliminar o sistema de produção escravista em vigor também na província do Rio Grande.
c) Aos anseios de civilização e prosperidade das várias regiões do Império entravados pela utilização do trabalho escravo.
d) Aos interesses conservadores em liquidar, ainda que pelo recurso às armas, a centralização defendida pelos estancieiros e charqueadores gaúchos.
e) Aos anseios centralizadores, definidos como os únicos capazes de fazer avançar a sociedade "na carreira da civilização e prosperidade".
(Eles não queriam mudanças na sociedade, pois era uma revolta da elite e os líderes eram pivilegiados)10) (UFRRJ) Sobre as revoltas que assolaram a sociedade brasileira no período regencial, entre 1831 e 1840, pode-se dizer:
I. Expressavam a insatisfação de setores de elites regionais com o poder central no Rio de Janeiro.
(Verdadeiro)II. A Cabanagem no Pará e a Balaiada no Maranhão desafiaram as bases da sociedade brasileira de então: a grande propriedade e a escravidão.
(Verdadeiro) III. Revelavam somente o descontentamento dos setores mais desfavorecidos como o dos pequenos proprietários, camponeses, índios e escravos.
(Falso, pois a maioria das revoltas era comandada pela elite)Admite-se como correto:
a) apenas a afirmativa I.
b) apenas a afirmativa III.
c) as afirmativas I e II.d) as afirmativas II e III.
e) as afirmativas I, II e III.
- Jéssica Costa